Eugenio Tavares.org Biografia e Obra    
 
Entrada do Sitio Contactos
 
Eugénio Tavares
Pesquisar EugenioTavares.org Notícias de eventos culturais relativos a Eugénio Tavares A Obra Factos biográficos

Eugénio Tavares na Ilha de Santiago
O Poeta no Tarrafal, por vontade própria ou já na trajectória do seu destino, para conhecer o seu povo.

A Ilha-Mãe de todos os caboverdeanos, foi a primeira a ser descoberta, sendo de todas a maior. Nela se cruzou a cultura europeia com a africana , gerando uma raça, uma nação.

Cidade Velha ou Ribeira Grande, antiga capital, foi a primeira cidade que os portugueses criaram em África ao darem novos mundos ao mundo.Cidade da Praia, a actual capital, comporta hoje 70 mil almas plenas de vida e de côr.

 
Imagem da Cidade Velha

Lindas paisagens, oferecem-nos montanhas, vales e ribeiras de raro encanto. A sua gente simpática e afável, encanta a cada passo, com vestes coloridas e garridas, seu falar crioulo em melodia, seu porte esbelto na paisagem, mantendo as raízes e costumes da mãe África e de Portugal Europeu.

Santiago, um caldeirão de cultura e tradições, manteve-se até hoje a Ilha mais Africana e Eugénio quis viver essa realidade indispensavel á sua formação.

Uma rua na cidade da Praia, Ilha de Santiago
Uma realidade social vivida pelo poeta bem diferente da realidade bravense e da realidade mindelense em S. Vicente  

Feito Recebedor da Fazenda Pública no Tarrafal, apareceu-lhe oportunidade para se embrenhar nos costumes e tradição, na alma do povo que se radicara atrás desses montes em defesa e preservação dos seus hábitos mais sagrados.

Jogando a "bisca de quatro"
Assim como na Brava, o Poeta vive no meio do Povo; convive,escuta e regista os seus anseios, seus sofrimentos e injustiças.

João José Nunes, um dos biográfos e familiar de Eugénio, exalta essa presença em Santiago, afirmando ser a terceira importante componente cultural do poeta, depois da Ilha Brava e São Vicente.

Santiago afigura-se como a catedral de cultura africana, onde o neófito entraria para um baptismo de africanidade, que lhe faltava e viria influenciar toda a sua obra. Tarrafal estava inscrito na rota misteriosa desse destino traçado à nascensa.

Enquanto no Tarrafal, atravessa vezes sem conta essa paisagem celestial de 80 Kms até à Praia, fitando esses misteriosos montes e vales. Mantém permanente contacto com o povo vernáculo e de puro sangue africano. Assim como na Brava, vive no meio do povo, convive, escuta e regista os seus anseios, seus sofrimentos, as injustiças e a falta de liberdade do seu dia a dia.

Volvido algum tempo, o poeta inquieto e cheio de saudades quis mudar-se para a Brava, onde foi nomeado Recebedor da Fazenda Pública.

Em 1887 Eugénio tem 22 anos; deixa Tarrafal, mas leva o povo de Santiago no coração. Vai preocupado com o seu abandono e marginalização. Não esquece as injustiças e cedo, na imprensa local, se lança numa luta sem tréguas pelos direitos e pela felicidade dos mais desprotegidos.

Até à sua morte o Poder não teve descanso e o Povo teve um amigo em sua defesa.

Informações adicionais
Palácio do Governador, Ilha de Santiago

Rondando os 20 anos, o Poeta enfrenta o Poder pela primeira vez. Ocupando o cargo de Recebedor da Fazenda Pública do Tarrafal, é recebido pelo Governador a quem vinha pedir a supressão de algumas coimas e impostos que sobrecarregavam o Povo do Tarrafal.

Reza a lenda que enquanto recebedor da Fazenda Pública, Eugénio aboliu o imposto da venda de palha por terras do Tarrafal.

Tradicionais vendedores de palha, em Santiago

* * *

O desvelo do Poeta pelas lindas crioulas é tal que chega a ver nelas os predicados de Nossa Senhora, Mãe de Jesus.

As crioulas

A Virgem Maria
Pura Mãe de Deus
Seria crioula?
Sim; nos sonhos meus,
Contemplo-a, morena,
Filha de plebeus,
Morena crioula
Rainha dos Céus...

Nos seus tristes olhos
Boiados de amor,
Há consolações,
Para toda a dor. A doce crioula
Pequenina flor
É como a violeta no aroma, na cor.

Eugénio Tavares

Mulher Crioula de Santiago 

 

Página anterior  Topo  Página seguinte
Biografia  Obra  Contactos  Notícias  Pesquisar
© 2004-2013 Todos os direitos reservados | Eugénio Tavares.org